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Foto do escritorJéssica Pozzi

O Guide Michelin e os restaurantes estrelados


A França é mundialmente conhecida como o país da alta gastronomia. Pois é, às vezes a gente pode até duvidar disso já que o pessoal por lá gosta de umas coisas meio esquisitas também, tipo coxas de rã, escargot, etc. 😅 mas sim, foi por lá que o conceito de alta cozinha foi criado na década de 70. 

Esse mundo gastronômico tem se popularizado já há algum tempo aqui no Brasil, principalmente através de programas de TV como o Masterchef (quem é que não gosta de ver o pessoal passando um perrengue, né? 😝) 

Mais recentemente, a série americana The Bear (sim, eu estou obcecada, como percebeu?) mostrou o cotidiano caótico de uma cozinha que busca, na terceira temporada, uma estrela Michelin. 

Em algum momento o Richie, personagem que trabalha no salão do restaurante, já cansado e estressado com o cotidiano agitado da cozinha do The Bear, desabafa dizendo que não está nem aí para essa estrela atribuída por uma marca de pneus. É um momento cômico no meio do grande caos retratado na série porque o telespectador se identifica imediatamente com a aleatoriedade dessa informação sobre o sistema de avaliação dos restaurantes. Quem nunca se perguntou: por que diabos uma marca de pneus avalia restaurantes????


Não faz muito tempo que eu me fiz essa pergunta, confesso. E a verdade é que a história é até bem interessante, por isso resolvi contar ela pra vocês por aqui 😁

O Guide Michelin é um dos mais antigos e respeitados guias de viagens e gastronomia do mundo. Ele surgiu no final do século XIX, na França, por conta do desenvolvimento da indústria automobilística. 

Quem criou esse guia foram os donos da empresa de pneus Michelin, André e Édouard Michelin, não exatamente porque eles eram grandes gourmands, mas para aumentar a demanda de pneus no mercado, já que, viajando mais, as pessoas precisariam trocar mais frequentemente os pneus de seus carros.

Inicialmente, o guia continha informações úteis para os motoristas, como mapas, endereços de oficinas mecânicas, postos de gasolina, hotéis e restaurantes, etc., e era distribuído gratuitamente. Depois de ter se tornado super popular, a Michelin começou a cobrar pelo guia e foi nesse mesmo ano, em 1920, que as críticas gastronômicas começaram a ser incluídas no pequeno livro vermelho. 

O sistema de estrelas foi inventado em 1926, atribuindo primeiramente uma estrela para aqueles restaurantes com uma “cozinha de qualidade”. Mais tarde, esse sistema se expandiu e os restaurantes começaram a receber até três estrelas: ter uma estrela significa, então, que o restaurante é muito bom em sua categoria; duas estrelas significa que o restaurante é de excelente culinária e ça vaut le détour !; três estrelas significa ter uma cozinha excepcional que vale a viagem. 

Ao longo do tempo, o Guia Michelin ganhou uma reputação de ser rigoroso e altamente respeitado. Receber uma estrela Michelin pode transformar a reputação de um restaurante, e a perda de uma estrela pode ter um impacto significativo. O guia é atualizado anualmente e abrange muitos países e regiões ao redor do mundo.

Em 2024, 21 restaurantes brasileiros receberam estrelas Michelin 😲 eles estão concentrados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e dentre eles está o Maní, da chefe gaúcha Helena Rizzo. C’est cool, non ?


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